
No Brasil e no mundo, muitos investidores procuram rentabilidade aliada ao bem-estar da sociedade e existe uma tendência mundial de buscarem empresas socialmente responsáveis e sustentáveis para investir seus recursos. Um negócio sustentável é aquele que planeja suas atividades econômicas tomando medidas éticas e conscientes para contribuir para um mundo melhor. Ou seja, antes de colocar seus planos em ação, é analisado se eles terão ou não algum impacto no meio ambiente e se beneficiarão as pessoas ao seu redor de alguma forma.
Mas, o que é sustentabilidade empresarial?
Resumidamente, é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Além da gestão ambiental, a sustentabilidade corporativa tem a capacidade de impactar positivamente a imagem de uma empresa entre os clientes. Com o aumento dos problemas ambientais causados pelo crescimento não planejado nas últimas décadas, os consumidores tornaram-se mais conscientes da necessidade de proteção ambiental e podemos afirmar que os consumidores buscarão cada vez mais produtos e serviços de negócios sustentáveis.
Vale a pena notar que a sustentabilidade corporativa não se trata apenas de ações superficiais que os profissionais de marketing realizam para capitalizar a chamada "onda ambiental". As práticas utilizadas por uma empresa devem produzir resultados significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
As possibilidades de inovação dentro de uma empresa são ilimitadas e podem estar vinculadas às novas práticas, métodos organizacionais e desenvolvimento de produtos. Além de envolver o uso de tecnologia, com o Business Intelligence, CRM e Força de Vendas que trazem várias maneiras de otimizar e simplificar os processos empresariais e, entre muitos exemplos, reduzem o uso de papel, combustível e tempo dos colaboradores.
Vantagens das práticas empresariais sustentáveis
Melhorar a reputação da empresa entre os clientes, prospects e a comunidade em geral;
Redução dos custos de produção. Isto é obtido através ferramentas tecnológicas como o Business Intelligence onde pode se saber em que processo de produção está tendo desperdício de matéria prima;
Economia com, por exemplo, processos de reciclagem, reutilização da água e medidas de economia de energia elétrica;
Melhoria para o futuro! Todos possuímos famílias que viverão num mundo futuro melhor ou pior, e isso depende do que for feito na atualidade;
Redução de custos com transporte. Utilizando a Geolocalização dentro de um Força de Vendas, por exemplo, seu representante comercial encontrará o melhor caminho para visitar seus clientes gastando menos tempo e combustível;
Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis;
Diminuição do uso de papel no comercial. Com o uso do CRM o uso de papéis para anotações diminui, deixando o ambiente mais organizado e sem ter chance de perder informações importantes sobre todos os seus clientes.
Valorização das ações em bolsas de valores. Como dito anteriormente, cada vez mais, investidores têm procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.
As empresas que possuem comportamentos sustentáveis são mais transparentes para os stakeholders, consumidores e colaboradores e estes comportamentos norteiam a atuação e o sucesso de um negócio. Por isso, devem ter continuidade e cada vez mais clareza, pois proporcionam uma série de benefícios, geram identificação do público com a marca — impactando pelo grande diferencial competitivo —, contribuem com a qualidade de vida, conscientizando e engajando os colaboradores.
A sustentabilidade empresarial é comportamento e, consequentemente, um compromisso social, econômico e ambiental com a sociedade, seja em ambientes urbanos ou rurais.
Qualquer mudança interna é positiva, desde utilizar embalagens recicláveis, ter fornecedores que trabalham de uma forma sustentável até o processo de produção com menor impacto ambiental. Já nas mudanças externas, o seu negócio poderá proporcionar algum tipo de benefício para quem mora perto da sua sede, como a revitalização de espaços ou sua priorização na hora da contratação.
A sustentabilidade é importante para sua empresa porque é um modo de sobrevivência e uma concorrência ainda mais acirrada, que se torna ecologicamente correta. Demonstrando que, além de trabalhar, você se preocupa com o futuro das pessoas e do mundo.