Buscar

Saia na frente da concorrência com práticas sustentáveis na sua empresa



No Brasil e no mundo, muitos investidores procuram rentabilidade aliada ao bem-estar da sociedade e existe uma tendência mundial de buscarem empresas socialmente responsáveis e sustentáveis para investir seus recursos. Um negócio sustentável é aquele que planeja suas atividades econômicas tomando medidas éticas e conscientes para contribuir para um mundo melhor. Ou seja, antes de colocar seus planos em ação, é analisado se eles terão ou não algum impacto no meio ambiente e se beneficiarão as pessoas ao seu redor de alguma forma.


Mas, o que é sustentabilidade empresarial?


Resumidamente, é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.


Além da gestão ambiental, a sustentabilidade corporativa tem a capacidade de impactar positivamente a imagem de uma empresa entre os clientes. Com o aumento dos problemas ambientais causados ​​pelo crescimento não planejado nas últimas décadas, os consumidores tornaram-se mais conscientes da necessidade de proteção ambiental e podemos afirmar que os consumidores buscarão cada vez mais produtos e serviços de negócios sustentáveis.


Vale a pena notar que a sustentabilidade corporativa não se trata apenas de ações superficiais que os profissionais de marketing realizam para capitalizar a chamada "onda ambiental". As práticas utilizadas por uma empresa devem produzir resultados significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.


As possibilidades de inovação dentro de uma empresa são ilimitadas e podem estar vinculadas às novas práticas, métodos organizacionais e desenvolvimento de produtos. Além de envolver o uso de tecnologia, com o Business Intelligence, CRM e Força de Vendas que trazem várias maneiras de otimizar e simplificar os processos empresariais e, entre muitos exemplos, reduzem o uso de papel, combustível e tempo dos colaboradores.


Vantagens das práticas empresariais sustentáveis


  • Melhorar a reputação da empresa entre os clientes, prospects e a comunidade em geral;

  • Redução dos custos de produção. Isto é obtido através ferramentas tecnológicas como o Business Intelligence onde pode se saber em que processo de produção está tendo desperdício de matéria prima;


  • Economia com, por exemplo, processos de reciclagem, reutilização da água e medidas de economia de energia elétrica;

  • Melhoria para o futuro! Todos possuímos famílias que viverão num mundo futuro melhor ou pior, e isso depende do que for feito na atualidade;

  • Redução de custos com transporte. Utilizando a Geolocalização dentro de um Força de Vendas, por exemplo, seu representante comercial encontrará o melhor caminho para visitar seus clientes gastando menos tempo e combustível;


  • Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis;

  • Diminuição do uso de papel no comercial. Com o uso do CRM o uso de papéis para anotações diminui, deixando o ambiente mais organizado e sem ter chance de perder informações importantes sobre todos os seus clientes.


  • Valorização das ações em bolsas de valores. Como dito anteriormente, cada vez mais, investidores têm procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.


As empresas que possuem comportamentos sustentáveis são mais transparentes para os stakeholders, consumidores e colaboradores e estes comportamentos norteiam a atuação e o sucesso de um negócio. Por isso, devem ter continuidade e cada vez mais clareza, pois proporcionam uma série de benefícios, geram identificação do público com a marca — impactando pelo grande diferencial competitivo —, contribuem com a qualidade de vida, conscientizando e engajando os colaboradores.



A sustentabilidade empresarial é comportamento e, consequentemente, um compromisso social, econômico e ambiental com a sociedade, seja em ambientes urbanos ou rurais.


Qualquer mudança interna é positiva, desde utilizar embalagens recicláveis, ter fornecedores que trabalham de uma forma sustentável ​​até o processo de produção com menor impacto ambiental. Já nas mudanças externas, o seu negócio poderá proporcionar algum tipo de benefício para quem mora perto da sua sede, como a revitalização de espaços ou sua priorização na hora da contratação.


A sustentabilidade é importante para sua empresa porque é um modo de sobrevivência e uma concorrência ainda mais acirrada, que se torna ecologicamente correta. Demonstrando que, além de trabalhar, você se preocupa com o futuro das pessoas e do mundo.





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo