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O que as melhores empresas para trabalhar têm em comum?

Os tradicionais índices de “Melhores empresas para trabalhar no ano X” movimentam sempre as capas de revistas e sites quando chega o momento sazonal de defini-los. O mais recente foi realizado pela Universum e lançado pela revista Exame dia 24 de maio e reuniu as empresas preferidas dos profissionais da área de TI para trabalhar.



Ao observar as citadas e, claro, as melhores colocadas é muito fácil encontrar pontos em comum e similaridades nos discursos que favorecem uma ou outra. Dito isso, o que podemos concluir? A empresa ideal não é uma única organização. A empresa ideal pode ser qualquer uma que deseje e se esforce para adotar certos padrões organizacionais esculturais do negócio.


Quer colocar sua empresa entre as melhores para trabalhar? Vamos refletir sobre isso.


1 – Incentivam a criatividade


Na última lista a empresa que figurava como preferida era o Google, e seu ponto mais falado foi o que trazemos aqui na lista como número 1.

Empresas com culturas que incentivam a criatividade são lugares que aceitam novas soluções para os procedimentos, reinventam sua forma de trabalhar de acordo com a época e a tecnologia, permitem ao colaborador criar e colocar sua personalidade junto de suas demandas e, por que não, experimentar fazer algo diferente do que é sua rotina de trabalho? Nelas a rotina e os processos também existem. É preciso padrões dentro de uma organização para que não se caia no caos. Mas todos entendem também que nada é definitivo e que podemos encontrar novas e melhores formas de repetir as atividades.



2 – Tem um modelo de gestão não autoritário e participativo


Quando falamos desse modelo de gestão não queremos dizer a ausência de gerentes, um modelo completamente horizontal e nem o líder ideal espiritualizado e liberal. Um modelo de gestão saudável tem mais a ver com postura do que com a nomenclatura que recebe.

O bom gestor entende sua equipe como um time, estimula a participação de todos, considera opiniões para tomar decisões, envolve todos nos processos, cria um ambiente saudável para compartilhamento de opiniões e, assim, consegue ser um líder com um time engajado capaz de abraçar qualquer causa.



3 – Criam um ambiente de feedback e troca saudável


A ausência de feedback é um problema gigante que organizações modelo não podem se permitir alimentar.

O feedback é de suma importância para o desenvolvimento do colaborados, dos processos, do gestor e do time como um todo. Uma boa empresa para trabalhar tem feedbacks, no mínimo, com datas ou ciclos marcados e mantém todos atualizados de sua posição no negócio, cientes de sua importância e, claro, cria ainda um ambiente que é confortável para que todos expressem seus feedbacks, independente de para quem seja. Não há hierarquia quando o assunto é feedback.



4 – Tem projeções de carreira e valorização


Uma reclamação de 7 entre 10 entrevistados foi: “sinto-me perdido em meu trabalho sem saber exatamente para onde posso evoluir. Nunca falamos do meu crescimento”. Em uma organização em que nos orgulhamos de trabalhar isso não pode acontecer.

Todo ser humano tem desejo de crescimento e esse é sim um fator decisivo para a permanência ou o abandono de empregos.

A empresa ideal cria um plano de carreiras com os colaboradores; desenvolve uma forma de participação nos lucros; deixa claro para todos para onde está caminhando e participa todos disso ouvindo suas opiniões e considerando mudar suas rotas. A empresa ideal pensa na carreira de cada um e tem o real desejo de que todos cresçam e realizem sonhos dentro da própria organização.

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