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E-commerce B2B: sua empresa em todos os lugares o tempo todo.

É preciso se adaptar a todas as mudanças e, com todas essas transformações que estamos vivendo é imprescindível que o mundo dos negócios se adapte também. Representantes e indústrias se adaptam e todo o mundo está passando por este mesmo processo. Um novo formato de se adaptar ao mercado onde o digital tomou conta nos últimos anos é a utilização do e-commerce B2B para oferecer experiências de compra personalizadas 4x mais rápido para captar vendas a todo momento.

B2B, acrônimo para Business to Business, se resume às negociações realizadas entre duas empresas. Mais do que permitir a venda online para seus clientes, confira abaixo alguns dos potenciais que um E-commerce B2B pode entregar para sua empresa:



Canais de Vendas

Atualmente, é essencial a utilização de multicanais para as vendas. As empresas que mantêm apenas o atendimento presencial limitam seu potencial a horários, localidades e a disponibilidade dos profissionais. A utilização de um E-commerce B2B na estratégia de multicanais de vendas possibilita que as vendas ocorram 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo localidades que não possuem o alcance de representantes ou vendedores.

Estes são pontos fundamentais para aqueles que estão em busca do aumento de market share. O E-commerce B2B soma-se aos outros canais já existentes, ampliando as possibilidades. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey [1], houve um aumento de 62% na participação do E-commerce na receita de empresas B2B.



Perfis de Clientes

Quando falamos de negociações B2B, há uma gama de características que se diferem do mundo B2C onde cada cliente possui suas particularidades, necessitando que o atendimento seja diferenciado. Conforme o perfil do cliente se definem políticas comerciais, tabelas de preços, meios de pagamentos, modalidades e custos de entrega, promoções e cálculos de impostos como IPI e ICMS-ST. Dentro de uma operação de alto desempenho, é necessário que todas estas definições sejam automatizadas, a fim de evitar despesas com erros. Uma ferramenta que só tem a acrescentar e alavancar as vendas do B2B é o CRM e você pode saber mais sobre ele aqui.



Grandes Contas

Muitas empresas possuem um processo de venda diferenciado para grandes contas onde habitualmente elas não são atendidas por representantes comerciais e sim, diretamente pela empresa através de um contato direto. Neste tipo de negociação, as empresas acabam recebendo pedidos por e-mail e planilhas, que depois precisam ser inseridos manualmente no ERP, gerando um retrabalho da equipe comercial.

Através de um E-commerce B2B, este processo pode ser automatizado permitindo que seus key accounts façam suas compras integradas diretamente com seu ERP, consequentemente reduzindo os custos operacionais.



Acesso às Informações

Mesmo após a venda, é fundamental que o cliente possa acompanhar a situação de seus pedidos e principalmente ter um acesso fácil à todas as informações que necessita, como segunda via de boletos e notas fiscais. Caso contrário, o cliente precisará entrar em contato via telefone ou e-mail para obter as informações que precisa, gerando um custo operacional para atendê-lo. Além disso, também haverá uma insatisfação em sua experiência como cliente, onde 50% dos clientes B2B sentem-se frustrados pela falta de informações online, conforme outra pesquisa realizada também pela McKinsey [2].


Agora que você já sabe o quanto o E-commerce B2B pode fazer pelo seu negócio, saiba que aqui na Plataforma DW a implantação dele é rápida e sua empresa pode começar a expandir em menos de uma semana. Conte com nossa equipe para agilizar seu negócio e melhorar a jornada de trabalho dos seus colaboradores.



Referências

[1] McKinsey COVID-19 B2B Decision-Maker Pulse, 2020

[2] B2B Selling in an Omnichannel World: Latin America, 2019


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