Como lucrar mais em 2020
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Como lucrar mais em 2020

Mais do que “como vender mais”, o ponto de pesquisa precisa passar a ser “como lucrar mais”. Já parou para pensar que atingir esse objetivo não está apenas ligado às suas vendas? Mas sim, além delas, pode estar ligado a outro tipo de melhorias e atenção durante o seu processo de vendas.

Como lucrar mais, então?



1- Pare de focar apenas em novos prospects e foque em aumentar o ticket médio dos seus pedidos


É comum aos profissionais do marketing e também equipes de venda (como por exemplo Representantes comerciais) possuírem uma avidez e uma responsabilidade por buscar novos possíveis clientes para a empresa, os chamados leads ou prospects. A partir da conquista de novos contatos é que a visita comercial é feita, as possibilidades financeiras e necessidades do novo cliente são compreendidas e uma nova venda pode vir a acontecer. Isso é um processo natural, sadio e necessário, mas não pode ser a única fonte de gerar novas receitas em sua empresa.

Os clientes que já fazem parte de seu cadastro de clientes e já fazem pedidos com sua marca te fornecem a informação mais valiosa que se pode ter sobre um cliente: um histórico de compras. Com um aplicativo eficaz para ajudar neste processo é possível saber os produtos que o cliente compra com mais frequência, se há sazonalidade nas quantidades de compra, a média do pedido, a frequência e todos os demais detalhes. Munidos desses dados, sua equipe de representantes ou de marketing pode criar promoções específicas para vender maior quantidade dos produtos que o cliente já ama; fazer combos de produtos; praticar visitas periódicas segundo a sazonalidade e aumentar assim o ticket médio!

Percebe como muito menos tempo e trabalho foram investidos no segundo caso? Bastou ter relatórios completos e um bom planejamento feito a partir deles!



2 – Reduza custos com aumento de produtividade


Na busca de lucros maiores também não adianta apenas vender mais, é preciso também gastar menos. Além do corte dos bens tangíveis (o que se vê) como luz, água, materiais, matéria prima e demais custos; há também um custo velado e quase imperceptível: o da baixa produtividade muitas vezes gerado por rotinas de trabalho complexas, refazimento de tarefas ou falta de ferramentas tecnológicas.

Um exemplo claro é a redação de um novo pedido por um representante comercial. Uma nova venda é feita, uma planilha é feita por ele e uma mensagem enviada para um segundo profissional, que por sua vez deve redigitar todo o material. Há aí uma falha de processo!


Esse refazimento diminui a produtividade e te faz gastar mais com a hora de dois profissionais envolvidos que poderiam estar, ou vendendo mais, ou produzindo outras coisas. Como resolver? Utilizando a tecnologia a seu favor! Converse com a equipe, analise e entenda suas rotinas de trabalho, encontre os buracos e dificuldades e automatize!

Um aplicativo de Força de Vendas, por exemplo, quando de boa qualidade permite ao representante fazer toda a digitação na plataforma, ver todas as métricas e seguir uma ordem pré estabelecida pelo gestor.



3 – Estabeleça metas junto da equipe e monitore-se para cumpri-las


Uma pesquisa elaborada pelo site “Business Insider” em 2017 organizou um material com as melhores estratégias para enriquecer a partir da visão de diferentes milionários que construíram suas fortunas do zero. O que era comum a todos: estabeleciam metas palpáveis e trabalhavam até consegui-las.


É importante que essa construção de metas participe a equipe e ouça a realidade de trabalho de todos para que o número final seja algo real e motivador, e não frustrante. O ideal é estabelecer as metas sempre levando em conta os números já alcançados, o histórico de vendas, o histórico de resultados e todos os dados possíveis de se conseguir sobre a empresa. Assim você consegue engajar o time e, se usar algum aplicativo para suas vendas, deixar as metas e o andamento delas evidente para todos!

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