Buscar

5 GRANDES dicas para ter uma rotina mais produtiva



Cansado de chegar às sextas-feiras com uma sensação de cansaço e muito trabalho a ser feito? Percebendo que as semanas estão passando cada vez mais rápido e você produzindo menos? Vamos então conversar sobre como ser mais produtivo de um jeito saudável!


Acompanhe as dicas que levantamos para você.



1 – Trace metas palpáveis e reais


Traçar metas parece ser algo simples, porém o não cumprimentos dessas mesmas metas nos frustra, porque mostra que algo mais há de ser feito. Aqui você vai aprender a traçar suas metas de um jeito simples, porém poderosamente motivador. Traçar metas eficazes deve focar-se em primeiro responder a três perguntas:


- Quanto tempo realmente preciso para realizar essa tarefa? (aqui não vale colocar nem muito mais e nem muito menos! Não se engane! E pense em um tempo concentrado e focado. Lembre-se do ponto ideal entre a pressão e o tédio. A tarefa deve ficar aí neste meio)


- Essa tarefa é única ou é muito grande e precisa ser dividida em etapas? (o segredo é esse: caso a tarefa seja feita em uma única vez, anote-a como algo único. Por exemplo: ligar para a Maria.

Caso a tarefa possa ser desmembrada em menores tarefas, faça-o! A sensação de ir marcando como feitas as coisas menores será recompensadora e manda uma mensagem para seu cérebro de que você está conseguindo fazer várias coisas! O que te deixa mais empolgado e ainda mais produtivo. É um verdadeiro jogo psicológico com você mesmo)


- Realmente consigo cumprir em um dia tudo isso que está na página da agenda?

Depois de entender quanto tempo levará para cumprir cada tarefa (seja inteira ou em etapas) é tempo de olhar para sua lista e fazer as contas para descobrir se é realmente possível cumprir aquilo em 6, 8 ou quantas horas de trabalho você dispuser.


Sua lista diária não deve conter mais tarefas do que as que serão possíveis de realizar no dia. O sentimento de chegar ao fim do dia com uma lista incompleta é frustração, e o de chegar ao fim do dia adiantando tarefas é de vitória! E isso, na maioria das vezes, é apenas uma questão de dimensionar as tarefas (e suas parcelas) para vários dias.



2 – Trabalhe em uma tarefa por vez e realize sempre


De nada adianta produzir exaustivamente das 8h às 23h em um dia e não conseguir produzir nada no dia seguinte por cansaço. O segredo está na constância. Liste menos tarefas e execute o máximo possível delas no dia para o qual estão previstas. Faça o mesmo amanhã, e depois, e depois... Ensine a você mesmo a produzir todos os dias.


Crie formas para te ajudar nisso! Algumas pessoas lidam bem com criar a constância a partir de alguns métodos de trabalho como o método Pomodoro (no qual você tem um tempo de trabalho e depois um tempo de descanso programado como recompensa). Outros mantém a constância colocando fones de ouvido com uma música que gostem e que os ajude a entrar em “estado de flow”.


Mesmo nos dias em que estiver mais difícil se concentrar e produzir, não desista! Faça o máximo possível sem se render à procrastinação ou às distrações. Mostrando a você mesmo que você é capaz de dar o seu melhor em qualquer situação você doutrina o seu psicológico a pensar e agir assim frente a tudo na sua vida e começa uma mudança da forma como você vê o mundo!



3 – Gerencie seu tempo


Já que, após listar, você já sabe quanto tempo vai levar para fazer cada tarefa do seu dia, planeje-o a partir disso. Algumas pessoas lidam muito bem colocando as tarefas que você julga mais importantes primeiro e focar em resolvê-las, assim você tem certeza que o que realmente importa para você será resolvido.


Uma outra forma é lista-las em Urgente, Pode Esperar, Supérfluo e categorias deste tipo, e a partir daí ir caminhando das urgentes para o que é menos importante.

Há ainda teorias que dizem que o que levar menos de 5 minutos deve ser feito primeiro e a partir daí você segue para as tarefas que vão levando mais tempo em ordem crescente (do menor para o maior) e que isso gera um melhor aproveitamento do tempo.


A dica é: teste e veja como funciona melhor para você! São três métodos e um deles deve te atender! O que é importante saber para qualquer um deles é que você não deve cair na cilada tão comum de comprometer um dia todo! Você precisa ter gorduras de tempo para os imprevistos, os problemas pessoais, uma dor de cabeça, uma ligação demorada ao telefone... Portanto, se você trabalha 8 horas por dia, não comprometa as 8 horas com tarefas programadas! Deixe ao menos uma hora para surpresas. Caso as surpresas não apareçam, que bom! Você pode adiantar coisas do dia seguinte e ter tempo livre.



4 – Encontre uma forma de acompanhar seu progresso até o topo


Desdobre sua grande grande tarefa em mini tarefas e encontre uma forma de deixar isso exposto frente à você! Seja em uma página em sua agenda, em um cartaz, em uma nota no desktop... Seja visual!


É importante que você veja como está avançando, isso vai te motivar a seguir em frente e também combater aquela voz que insiste em morar em nossas cabeças e nos dizer que não conseguimos realizar nada... Marcando como feitas as suas “minimetas” você está provando para ele dia após dia que pode realizar e vai fazê-lo.



5 – Automatize processos


Utilize dos softwares de gestão de tempo, planilhas, controles digitais, aplicativos que automatizam processos de vendas ou qualquer tarefa que tome muito tempo seu. Tudo o que puder ser automatizado te poupará tempo e energia!


Ao invés de focar em realizar tarefas de modo operacional você e sua equipe podem focar em fiscalizar o andamento destes processos e ter tempo para criar novas soluções, pensar no futuro e traçar estratégias para aumentar os resultados ou resolver o que quer que seja necessário e exija a criatividade humana.

0 visualização
Ícone_logo.png

Matriz Itajaí/SC

+55 47 3348-5829

Rua João Rodi, nº 54, Fazenda

Itajaí/SC – 88302-240

ZAP2.png